Cabelo Branco

Share this post
O cabelo grisalho do Natal passado e uma retrospectiva de 2021
cabelobranco.substack.com

O cabelo grisalho do Natal passado e uma retrospectiva de 2021

Volto dia 14 de janeiro. Para ninguém ficar com saudade, preparei um texto-diário bem egocêntrico.

Camila Balthazar
Dec 17, 2021
Comment1
Share

Mesmo sabendo que talvez um dia eu adorasse ver fotos da transição do cabelo branco, tenho pouquíssimos registros. Quase nenhum, na verdade. Eu até pensava em documentar o processo, mas tirava uma foto, olhava… e excluía. Agora, enquanto percorria as imagens antigas do celular, só encontrei fotos em que estou de boné. Ainda assim, poucas.

Tenho uma única foto do Natal de 2020 — e bem sem gracinha. Essa também é a única que mostra o meu cabelo. Já fazia nove meses que eu não tingia. Parece que os meus fios mal tinham começado a dar a volta na cabeça. Parece que não estou muito confortável, mesmo sorrindo. Até o Marquinhos parece desconfortável.

Uma retrospectiva de 2020 seria impossível. Mas 2021, pensei, deve dar. Logo descobri que o mês em que comecei a escrever sobre cabelo branco coincide com o momento em que aceitei minha nova imagem. Isso aconteceu em maio, quando finalmente cortei parte do cabelo tingido. Depois disso, já cortei mais três vezes.

Enquanto eu selecionava as fotos da transição do cabelo, também percebi que as fotos escancaravam outra transição. Os meses passam e vou aceitando, confiando, me soltando. Se isso não tivesse acontecido, acredite: eu nem estaria publicando essas fotos aqui. Mas chega de conversa porque hoje são as imagens que direcionam o texto.

Janeiro, 2021

Desculpa a brincadeira, mas juro que essa é a única imagem de cabelo solto desse mês.

Fevereiro, 2021

“Um ano depois e ainda tá assim”, diz a mensagem que enviei junto com essa selfie. “Já tá massa, Camila!”, respondeu minha amiga Morena. Querida ela, né? E, mais uma vez, é a única opção de foto do mês.

Março, 2021

A única vez em que apareço sem boné não é em uma foto. É vídeo. Ainda assim, preferi cortar metade da cabeça ao gravar. Esse é um print porque não dá para subir arquivo de vídeo aqui.

Abril, 2021

Adoraria ter outra opção, mas só tenho de unicórnio. Lembro do meu pensamento quando vi essa foto, oito meses atrás: “Sério mesmo que estás fazendo isso, Camila? Não tá bonito, não”.

Maio, 2021

Eis que chegamos ao primeiro corte e ao dia em que senti que poderia existir amizade entre felicidade e cabelo branco. Também descobri que o cabelo preso para trás ajudava.

Junho, 2021

Neste mês, tirei selfie no espelho do banheiro. Até então eu não entendia por que algumas pessoas faziam isso.

Julho, 2021

Passei a tesoura no cabelo. Eu mesma. E achei que era um ótimo motivo para mais uma selfie no banheiro.

Agosto, 2021

“Acho que vou colocar essa foto no meu perfil do WhatsApp”, eu disse pro Marquinhos. “Sério?”, ele respondeu. “Nunca imaginei que escolherias uma foto assim… Sem pose, descabelada…”

Setembro, 2021

Nunca imaginei que um dia eu deixaria o cabelo branco. Também nunca imaginei que um dia eu teria um cachorro (olha ele todo querido lá atrás).

Outubro, 2021

Fazendo selfie. De novo.

Novembro, 2021

O barco era o cenário que mais combinava com boné. Ainda combina, mas agora já existe foto de cabeça livre a bordo.

Dezembro, 2021

Este foi o último corte de cabelo. Ainda sobraram umas pontas tingidas. Espero tirar tudo em fevereiro.

Tem que terminar com uma foto extra

O impossível aconteceu: em vez de esconder o grisalho, tampei o rosto e mostrei o cabelo bagunçado, mesmo depois de trinta horas a bordo no barco. Muita maresia e nenhum pente. Viva la revolución.

Um feliz Natal e um novo ano com muita alegria e liberdade para todas nós.

Um beijo,

Camila.


Os textos mais lidos do ano

// Adorei que temos bruxas, seis tios e uma terapeuta
Cabelo Branco
A caça às bruxas e às mulheres de cabelo branco
Sorte que sei boiar. Se me jogassem na água e eu afundasse, seria considerada bruxa. Se um barco enfrentasse uma dificuldade em alto mar, a quilômetros de distância de mim, eu poderia ser culpada. Se eu pedisse esmola e alguém negasse, mas depois essa pessoa adoecesse ou tivesse um problema, só poderia ser praga minha. Ou será que não…
Read more
6 months ago · 10 likes · 2 comments · Camila Balthazar
Cabelo Branco
Você é ou conhece uma grisalha da quarentena
Talvez você não seja, nem conheça uma grisalha da quarentena. Talvez eu esteja exagerando. Já dei muito Google para descobrir se o número de grisalhas aumentou durante a pandemia. Encontro muitas matérias sobre o assunto, mas nenhuma pesquisa relevante. Talvez seja muito cedo para termos esses resultados…
Read more
a year ago · 7 likes · 6 comments · Camila Balthazar
Cabelo Branco
O que seis tios dizem sobre o próprio grisalho — e como seria se fossem tias
“Nunca tive medo ou insegurança de mostrar o cabelo branco”, diz meu tio Duca. “Nunca pensei em pintar. Eu era jovem quando esses fios começaram a aparecer; tinha uns 25 anos. Até achava legal.” Hoje, ele está com 47. É o irmão mais novo do meu pai…
Read more
6 months ago · 12 likes · 4 comments · Camila Balthazar
Cabelo Branco
Pesquisa mostra se o cabelo branco envelhece uma mulher (ou não)
Terminei de ler um livro da escritora e ex-vice-presidente do canal Nickelodeon, Anne Kreamer. Em inglês, o título é “Going gray — What I learned about beauty, sex, work, motherhood, authenticity, and everything else that really matters”. Na minha tradução, o título seria algo como “Ficando grisalha — O que aprendi sobre beleza, sexo, trabalho, maternid…
Read more
a year ago · 10 likes · 1 comment · Camila Balthazar
Cabelo Branco
Nem todas as mulheres têm liberdade de escolher cabelo branco
“A grande mudança não vai ser feita por mulheres da minha idade”, me disse Elca Rubinstein, de 75 anos. “A grande mudança acontecerá quando mais pessoas da sua idade deixarem os cabelos brancos. A minha parte está feita. Agora passo o bastão.” Segurei o bastão e fiquei olhando, sem saber o que fazer. Eu já acreditava que a única maneira de naturalizar o…
Read more
9 months ago · 6 likes · Camila Balthazar
Cabelo Branco
O que uma terapeuta grisalha diz sobre parar de tingir o cabelo
“És mais feliz hoje ou antes, quando tingias o cabelo?”, pergunto para Telma Lenzi. Fazia dez minutos que havíamos nos encontrado pessoalmente pela primeira vez. Até então, eu a conhecia apenas pela internet. Sabia que Telma era grisalha da quarentena, terapeuta e fundadora da ASSIM, uma ONG que oferece atendimento terapêutico gratuito ou a custo social…
Read more
5 months ago · 7 likes · 2 comments · Camila Balthazar

Share Cabelo Branco

Comment1
ShareShare

Create your profile

0 subscriptions will be displayed on your profile (edit)

Skip for now

Only paid subscribers can comment on this post

Already a paid subscriber? Sign in

Check your email

For your security, we need to re-authenticate you.

Click the link we sent to , or click here to sign in.

Renata
Dec 17, 2021

Estou adorando essa Camila de cabelo branco! Ta linda e cheia de vida!

Expand full comment
Reply
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2022 Camila Balthazar
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing