Cabelo Branco

Share this post
A escolha entre tingir ou não o cabelo
cabelobranco.substack.com

A escolha entre tingir ou não o cabelo

Imagino que muitas mulheres tingiram o cabelo pela primeira vez sem pensar que poderiam seguir com os fios brancos na cabeça. Por quê?

Camila Balthazar
Nov 19, 2021
Comment4
Share

“Até então eu achava que teria que pintar o cabelo”, disse minha prima Sabrina, no último fim de semana.

“Achava?”, perguntei. “Verbo no passado?”

“É”, ela respondeu. “Desde que comecei a ver a tua transição com o cabelo branco, percebi que não preciso. Não olho mais para o cabelo branco e penso ‘ai, chegou a minha vez de ir ao salão!’, porque talvez nem tenha minha vez.”

Éramos quatro mulheres ao redor da mesa conversando. Todas mais novas do que eu e com pouquíssimos ou nenhum fio branco. Todas concordaram com Sabrina. Talvez elas não tenham entendido como fiquei feliz. Não porque converti alguém. Mas porque agora elas sabem que existe escolha. Podem tingir. Ou não. Podem deixar natural. Podem mudar de ideia depois.

Na mesma semana, minha amiga Ana Sofia enviou uma mensagem dizendo que o que escrevo sobre cabelo branco têm mais poder do que eu talvez imagine. “Agora cultivo um único fio branco muito carinho na cabeça”, ela disse. “Não deixo ninguém arrancar! E sempre checo para ver se ainda está lá.”

Fico tentando me imaginar cultivando com muito carinho o meu primeiro fio de cabelo branco, que deve ter aparecido com os meus vinte e poucos anos. Impossível. O único sentimento que aquele fio me dava era o de “seu tempo aqui na Terra sem ir ao cabeleireiro de quinze em quinze dias está chegando ao fim”.

Aos 26 anos, finalmente fiz luzes. O cabelo fritou. Uns anos depois, tonalizei. Mirei na cor do cabelo natural e acertei no acaju. Tentei ruivo, loiro de novo, castanho mais uma vez, mas nunca, nunca, nunca pensei que poderia ser cinza. O grisalho precisava crescer escondido. Imagina que absurdo deixar as garras dos fios brancos de fora?

Mas agora eu estava ali conversando com aquelas mulheres que não se imaginavam correndo para o salão ou para a loja de cosméticos escolher entre a caixinha de L’Oréal ou Wella. Mesmo que um dia decidam que não querem ter cabelo grisalho, ganharam alguns anos de folga. Não precisam tingir os quase 150 mil fios que estão na cabeça por conta de uns trinta que ficaram brancos.

Também nessa última semana, vi um post da Whitney Lichty, uma grisalha que fotografa cada etapa da sua transição, falando sobre termos escolha. Ela conta que começou a tingir o cabelo na adolescência, por diversão. Ao longo dos anos, virou obrigação.

“Ninguém estava me forçando a tingir”, ela diz. “Entretanto, eu não sentia que tinha escolha. Eu não criei essa conta [no Instagram] para convencer outras pessoas que tingir o cabelo é ruim, mas simplesmente para lembrar que, não importa como você se sinta, você tem escolha. Cabelo branco é normal, descolado, jovem e lindo.”

silverstrandsofglitter
A post shared by Silverstrandsofglitter (@silverstrandsofglitter)

A amiga que enviou a mensagem maravilhosa dizendo que cultiva um único fio branco com carinho também contou que agora conversa bastante com a mãe sobre cabelo branco. “Fico feliz só de agora a minha mãe notar que alguma amiga parou de pintar o cabelo e querer saber como foi a experiência”, disse Ana Sofia. “Ainda que, no fim, decida que ‘não é pra ela’.”

Saber que algumas mulheres estão parando para pensar que escolheram a tintura já é uma revolução. Durante muitos anos, nunca pensei que fazia uma escolha. Só seguia o que imaginei ser esperado de mim como uma mulher de vinte e poucos anos diante de seus primeiros fios brancos.

Ao buscar o verbo escolher no dicionário, vi que significa optar entre uma coisa e outra; preferir, selecionar, eleger. Quer dizer que temos opções à nossa frente: podemos optar entre o grisalho e o tingido. Cada mulher escolhe o seu preferido. Todas respeitam a escolha da outra. É só uma cor de cabelo, afinal. Nem deveria render tanto assunto assim.

Um beijo,

Camila.


Para admirar

Não sei se é o idioma ou o olhar desafiador da Cova, uma espanhola de 34 anos, mas me divirto com o que ela escreveu: “Ahora me siento más en paz con mi pelo. A todos los que me dijeron que parecería más mayor y dejada, les saco un dedito con cariño.”

Vamos à versão brasileira: “Agora me sinto mais em paz com meu cabelo. Para todos aqueles que me disseram que eu pareceria mais velha e desleixada, carinhosamente estendo um dedinho”.

losdibujosdecovachan
A post shared by Cova🐨 (@losdibujosdecovachan)

Para descobrir

Uma edição de um vídeo com trechos de entrevistas com Stacy London, Paulina Porizkova e Felicia Rosshandler viralizou. Se você ainda não assistiu, clica aqui (crédito para a edição do “Viva a Coroa!”. Fiquei curiosa para ver o original e, assim, cheguei ao canal StyleLikeU no YouTube. Vale a pena assistir às entrevistas na íntegra (em inglês). Mãe e filha conduzem conversas sobre histórias íntimas de aceitação, enquanto as entrevistadas simbolicamente vão mostrando “o que está por baixo” da roupa.

Para pensar

“A indústria ama dizer que os rituais de beleza são ferramentas de ‘empoderamento’ e ‘autoexpressão’, mas tive um insight este ano em que percebi que representar a beleza pede que você sacrifique suas fontes reais de poder: tempo, esforço, energia mental e dinheiro.” — Jessica DeFino, repórter de beleza e criadora de uma newsletter aqui no Substack, em resposta ao questionário da Sari Botton.

jessicadefino_
A post shared by Jessica DeFino (@jessicadefino_)


Ainda não leu os últimos textos?

Cabelo Branco
O que seis tios dizem sobre o próprio grisalho — e como seria se fossem tias
“Nunca tive medo ou insegurança de mostrar o cabelo branco”, diz meu tio Duca. “Nunca pensei em pintar. Eu era jovem quando esses fios começaram a aparecer; tinha uns 25 anos. Até achava legal.” Hoje, ele está com 47. É o irmão mais novo do meu pai…
Read more
6 months ago · 12 likes · 4 comments · Camila Balthazar
Cabelo Branco
O duelo entre as mulheres grisalhas e as tingidas
A escritora Anne Kreamer levou um susto quando contou para a sua amiga e também escritora, Nora Ephron, que planejava ficar grisalha. Antes de reproduzir a conversa entre as duas, conto quem elas são: Anne é autora do livro “Meus cabelos estão ficando brancos…
Read more
6 months ago · 8 likes · 1 comment · Camila Balthazar
Cabelo Branco
A caça às bruxas e às mulheres de cabelo branco
Sorte que sei boiar. Se me jogassem na água e eu afundasse, seria considerada bruxa. Se um barco enfrentasse uma dificuldade em alto mar, a quilômetros de distância de mim, eu poderia ser culpada. Se eu pedisse esmola e alguém negasse, mas depois essa pessoa adoecesse ou tivesse um problema, só poderia ser praga minha. Ou será que não…
Read more
6 months ago · 10 likes · 2 comments · Camila Balthazar
Cabelo Branco
Será que o jogo virou e agora existe uma ditadura do cabelo branco?
“Agora pronto!”, escreveu uma mulher nos comentários de um post da revista TPM. “A DITADURA de mostrar os cabelos brancos!”. Outra também questionou: “Não podemos mais pintar o cabelo?” Elas não estavam sozinhas nesse coro. Uma terceira afirmou que pinta o cabelo porque gosta e então disse: “O que vejo é uma pressão muito grande para as pessoas deixarem …
Read more
7 months ago · 7 likes · 2 comments · Camila Balthazar
Cabelo Branco
A transição que minha irmã viveu ao descobrir meus cabelos brancos
Eu estava deitada com a cabeça no colo da minha irmã Marina quando ela começou a trançar meu cabelo. Depois de mexer com os fios de um lado para o outro, ela ficou brincando de contar quantos eram castanhos e quantos eram brancos. Ao separar alguns punhados na mão, a diferença logo apareceu: na frente, tem mais brancos; atrás, mais castanhos…
Read more
7 months ago · 6 likes · 2 comments · Camila Balthazar

Quando você tingiu o cabelo a primeira vez? Pensou que tinha outra escolha? Deixa um comentário no post ou responde ao e-mail :)


Share

Comment4
ShareShare

Create your profile

0 subscriptions will be displayed on your profile (edit)

Skip for now

Only paid subscribers can comment on this post

Already a paid subscriber? Sign in

Check your email

For your security, we need to re-authenticate you.

Click the link we sent to , or click here to sign in.

Olivia
Nov 19, 2021Liked by Camila Balthazar

Achei linda sua foto, mas me peguei pensando de imediato “ah mas a Camila é linda e estilosa, consegue continuar linda assim e eu jamais ficaria”…. 🤦🏻‍♀️! Quanta insegurança! Lembro de você ter dito ou escrito (já não lembro tão bem assim e estou pensando se foi mesmo você! Hahahaha) que os primeiros fios crescem espevitados… ainda não consigo imaginar os meus bonitos e arrumados como os seus! Continue escrevendo, sua newsletter é muito necessária! ❤️

Expand full comment
Reply
1 reply by Camila Balthazar
Jad Andreato Salvador
Nov 19, 2021Liked by Camila Balthazar

desde que resolvi aceitá-los verdadeiramente, nem se eu quisesse esconde-los seria possível, hoje eles sabem o poder tem ! e usam isso ao meu favor diariamente, as vezes em guerra, as vezes em paz, coo tudo na vida hahaha.

Obrigada pelo texto Camila.

Expand full comment
Reply
1 reply by Camila Balthazar
2 more comments…
TopNewCommunity

No posts

Ready for more?

© 2022 Camila Balthazar
Privacy ∙ Terms ∙ Collection notice
Publish on Substack Get the app
Substack is the home for great writing